martes, 24 de abril de 2012

Notícia

Menina que nasceu sem as mãos vence concurso de caligrafia nos EUA

                                                                  20/04/2012

Anne Clark, de 7 anos, ganhou prêmio para estudantes com deficiência. Ela usa os braços para segurar o lápis e escrever.

A menina Anne Clark, estudante da primeira série da escola Wilson Christian Academy, em West Mifflin, na Pensilvânia, ganhou um concurso de caligrafia para estudantes com deficiência de escolas dos Estados Unidos. Anne, de 7 anos, nasceu sem as mãos e prende o lápis entre os braços para poder escrever.
A categoria faz parte do 21º Concurso Anual de Caligrafia dos Estados Unidos. O prêmio para alunos com deficiência foi criado no ano passado com o nome de um estudante (Maxim Nicholas) que também não tinha as mãos e usava o antebraço para escrever. Nicholas impressionou os juízes o suficiente para que eles criaram uma nova categoria para alunos com deficiência.
Anne foi premiada na categoria de letras de forma/imprensa. O vencedor de melhor caligrafia em letra cursiva foi Remiel Colwill, estudante da quinta série da escola St. Mary Magdalene, em Eastlake, Ohio. Remiel tem uma deficiência visual. Ele e Anne ganharam um troféu e um prêmio de US$ 1 mil para cada

domingo, 22 de abril de 2012

NOTìCIA


Fórum discute gratuidade para transporte público às pessoas com deficiência, na segunda, dia 23 de abril
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência21/04/2012

Também acontece, entre 23/04 e 9/05, a Mostra "Para Todos" no Memorial da Inclusão

Na segunda-feira, dia 23 de abril, das 9h às 18h, acontece o “Fórum Estadual de Mobilidade da Pessoa com Deficiência no Transporte Público sobre Pneus e Trilhos” em São Paulo. O evento é promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com as Secretarias de Estado dos Transportes Metropolitanos e de Desenvolvimento Metropolitano. A iniciativa tem o objetivo de estabelecer critério único de gratuidade e cartão padrão para as pessoas com deficiência nos transportes públicos nos municípios do Estado de São Paulo. O Fórum irá reunir autoridades e representantes das regiões metropolitanas de São Paulo, como Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba, litoral norte e do aglomerado urbano de Jundiaí. A entrada é gratuita a todos os interessados.
ABERTURA DA MOSTRA “PARA TODOS” NO MEMORIAL DA INCLUSÃO
A exposição “Para Todos – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil” estará presente no Memorial da Inclusão, de 23 de abril a 9 de maio de 2012. A abertura da mostra será simultânea à abertura do Fórum sobre Transporte.

Promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR e a Organização dos Estados Ibero Americanos – OEI -, com apoio da Fundação SM - a mostra “Para Todos”, foi concebida a partir do desenho universal e conta com todos os recursos de acessibilidade permitindo a todas as pessoas, sem exceção, o acesso às informações.Por meio de uma linha do tempo os visitantes fazem um passeio pela história da discriminação sofrida e da luta das pessoas com deficiência para terem seus direitos humanos garantidos. De forma lúdica e educativa a exposição mostra como as pessoas com deficiência se organizaram e saíram do anonimato há que foram relegadas por séculos.
De que forma elas reivindicaram espaço e deslocaram, a luta pelos seus direitos, do campo da assistência social para o campo dos Direitos Humanos.
O espaço, conteúdo, ação educativa e informação da mostra estão ao alcance de todos os indivíduos, são perceptíveis a todas as formas de comunicação, permitindo a autonomia dos visitantes. Assim, o conteúdo pode ser usufruído independente da condição física, sensorial, intelectual ou capacidade de comunicação dos visitantes por meio de catálogo em braile, recurso de audioguia e audiodescrição, piso tátil e atendimento em Libras.
A mostra iniciou sua itinerância em Porto Alegre (RS), onde, no período de um mês, foi visitada por mais de três mil pessoas. Esteve na Reatech 2012 e, após o Memorial da Inclusão, a mostra vai itinerar por mais oito cidades nos próximos meses: São Bernardo do Campo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá, Rio Branco, Belém e Recife.
O conteúdo dessa exposição se apoiou, entre outras fontes, em pesquisas feitas no material fornecido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR. Todo esse material serviu para a elaboração das informações que estão apresentadas na forma de textos, vídeos e áudios no espaço expositivo e no catálogo da mostra. A curadoria está a cargo das jornalistas Vera Rotta e Maria José Coelho e o projeto cenográfico foi desenvolvido pelos arquitetos Tiago Balem (coordenação) e Luciano Topim.